O ferro no concreto armado é usado nas estruturas de casas e edifícios.

Diferencia-se do concreto devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão.

Quando armado com ferragens passivas, (é quando o concreto comum é adicionado de vigas de aço) recebe o nome de concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de concreto protendido.

Vergalhões

Os vergalhões são vigas de aço estrutural que, adicionadas ao concreto, formam o concreto armado.

Esse concreto armado é a estrutura da construção: pilares, vigas, vigotas, etc.

Para cada metro cúbico de concreto geralmente usa-se 100g de aço estrutural.

Os vergalhões são vendidos em barras retas ou dobradas. Eles são cortados e dobrados no formato necessário no próprio local da obra.

Os vergalhões são fornecidos nas categorias CA-50, com superfície nervurada, e GG-50 e CA-25 com superfície lisa.

O GG-50 se diferencia dos vergalhões comuns porque traz benefícios incorporados, como a capacidade de solda a topo (para diâmetros de 10 a 40 mm), fornecimento em barras de comprimentos definidos e rigoroso controle dos diâmetros.

Estes vergalhões são vendidos em barras retas ou dobradas de 12m.

Tem seção circular e podem ter superfície lisa ou nervurada.

Os vergalhões comuns não possuem revestimento superficial, tornando o componente suscetível à oxidação.

A superfície externa nervurada tem o objetivo de melhorar a aderência ao concreto.

A maior parte dos aços para vergalhões não é soldável. Entretanto, existem graus especiais de aço que em combinação com materiais adequados de eletrodos e operadores experientes, possibilitam a soldagem.

O uso de telas soldadas em lajes e pisos reduz a mão-de-obra e elimina as perdas do método de montagem da armadura no local da obra (pontas cortadas que sobram).

Prefira marcas de vergalhões fabricados em usinas siderúrgicas que tenham um rigoroso controle de qualidade e que respeitem as exigências das Normas Técnicas Brasileiras.

Fonte: Faz Fácil